O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 18/07/1882
Emancipação Política: 5 de Julho
Gentílico: Beberibense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Norte Cearense
Microregião: Cascavel
Distância para a capital: 79,00

Dados de características geográficas

Área: 1.616,00
População estimada: 53000
Densidade: 31,00
Altitude: 11
Clima: Tropical atlântico e Tropical subúmido As
Fuso Horário: UTC-3
Distrito criado, com a denominação de Beberibe, pela Lei Provincial n.º 2.051, de 24-11-1883, subordinado ao município de Cascavel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Beberibe figura no município de Cascavel. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Cascavel, pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, foi desmembrado de Cascavel. Sede no antigo distrito de Beberibe. Constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga, todos desmembrados de Cascavel. Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 6.439, de 21-07-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Parajuru, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual 6.457, 09-08-1863, desmembra do município de Beberibe o distrito Paripueira, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 6.947, de 19-12-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Itapeim, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 2 distritos: Beberibe e Sucatinga.

Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, Beberibe adquiriu os extintos municípios de Itapeim, Parajuru e Paripueira, como simples distritos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 11.384, de 18-12-1987, é criado o distrito de Serra do Félix e anexado ao município de Beberibe.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 6 distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 7 distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Beberibe é um município brasileiro do estado do Ceará, localizando-se na microrregião de Cascavel, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2017 era de 53.110 habitantes, segundo dados do IBGE.

É um município que atrai muitos turistas o ano inteiro especialmente pelas suas belas praias, dentre as quais se destacam a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, nas quais se situa o Monumento Natural das Falésias de Beberibe.
A cidade de Beberibe está localizada nas terras das sesmarias concedidas ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Carvalho Nóbrega e pelo Capitão-Mor Tomaz Cabral de Olival, em 16 de agosto de 1691. Desses colonizadores quase nada se sabe informar a não ser que suas terras, povoadas de sítios e fazendas, seriam colonizadas mais tarde por outros adquirentes que neles se estabeleceram.

No inicio do século XIX, Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo em Cascavel, e Pedro de Queiroz Lima, morador no sítio Mirador em Aquiraz, resolveram mudar de domicílio. Baltazar comprou o Sítio Lucas e Pedro de Queiroz Lima comprou o Sítio Bom Jardim.

Dessas duas famílias nasceram filhos que se casaram entre si e constituíram um verdadeiro patriarcado. O Sítio Lucas por oferecer melhores condições de povoamento, deu origem ao que seria mais tarde a cidade de Beberibe. As famílias Queiros, Ferreira e Facó, numerosas ainda hoje, ligaram-se aos Bessa, Peroba e Martins Dourado. A família Colaço só se estabeleceu em Beberibe um pouco mais tarde, se transformando em uma das maiores ramificações familiares do município, acompanhada pela família Facó e Moreira.
O principal evento cultural é festa dos padroeiros: Jesus, Maria e José, e da co-padroeira Nossa Senhora do Carmo, que acontecem em dezembro e julho, respectivamente.Outro evento que se destaca é o Caju Nordeste, que é sediado em Beberibe. Além destes, ainda há a festa do município, que acontece no dia 5 de julho, e as semanas culturais em alguns colégios, como a Expocic (Exposição de Ciências e Cultura) no CVD (Colégio Vicente Dourado), e o FACEL no Colégio Ana Facó. O Município tem a Biblioteca Municipal Dido Facó,o Memorial de Beberibe, e o Teatro Raimundo Fagner. Existem grupos de teatro, dança e capoeira, estes podem ser encontrados no ABC Luiza Facó.


  • Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Parajuru

  • Festa de Nossa Senhora da Penha - Sucatinga

  • Festa de São Francisco e Nossa Senhora da Penha - Paripueira

  • Festa de São Sebastião - Itapeim

  • Festa de São Pedro - Morro Branco - Sede

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Hino de Beberibe

Letra: Padre Assis Portela

Beberibe, nossa terra querida
Nós queremos teu nome elevar
Estudando, para vencer na vida
Nosso Lema é não desanimar

Estribilho

Mocidade vibrante aguerrida
Invejamos o brilho do sol
Que tenhamos em todas as lidas
A alegria de um novo arrebol!

Queira Deus, sejamos sempre unidos
Trabalhando com gosto e fervor
Pela causa, deste torrão querido
Beberibe ó ninho de amor.

Agradecimentos elaboração do áudio do Hino.

Voz: Tuanny Colaço
Instrumentista: Bayma Nogueira
Maestrina: Ada Melo


NOTÍCIAS

#NOTÍCIA | 27 DE JUNE DE 2022

A Prefeitura de Beberibe, em parceria com a Cagece e o Sisar, iniciou ontem, 23 de junho, os trabalhos de recuperação da adutora de água bruta do complexo de abastecimento de Medeiros, no distrito de Forquilha. A recuperação consiste na instalação de 7 mil metros de tubos de PVC de 100 [...]

#Educação | 08 DE JUNE DE 2022

Ontem, 7 de junho, alunos beberibenses realizaram as provas da primeira fase da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Participaram estudantes de todas as Instituições de Ensino da rede municipal, do 6º ano do Ensino Fundamental ao último ano do [...]

#Prevenção | 23 DE APRIL DE 2022

Entre os dias 18 e 20 de abril, a Prefeitura de Beberibe realizou a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência nas escolas Manuel de Lima, Raimunda Carneiro, Benedito Evaristo, Raul Barbosa, José Bessa e José Roldão. A iniciativa, que faz parte do Programa Saúde na Escola, contou [...]

#SAÚDE NA ESCOLA | 22 DE APRIL DE 2022

Na primeira quinzena de abril, a Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia de integração entre saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e a qualificação das políticas públicas brasileiras. Em parceria com [...]

#Cajucultura | 22 DE APRIL DE 2022

A reunião mensal do Conselho Gestor do Sertão e do Mar, de Beberibe, foi realizada no dia 31 de março, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O Conselho tem como principal missão articular ações e iniciativas para o fortalecimento da cajucultura em nosso município. Secretaria de Desen [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

INSTITUCIONAL

PREFEITO(A): MICHELE CARIELLO DE SÁ QUEIROZ ROCHA

CNPJ: 07.528.292/0001-89

CONTATOS

(85) 3338-1234 - (85) 3338-2010

gabinete@beberibe.ce.gov.br

ENDEREÇO E HORÁRIO

RUA JOÃO TOMAZ FERREIRA, Nº 42 CENTRO, CEP: 62840-000

SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA DAS 7:30H ÀS 12:00H DAS 13:00H ÀS 16:30H

© 2022 Assesi. Todos os Direitos Reservados.