CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião com o Presidente da FAEC e Superintendente do SENAR Local da Reunião: Sede da FAEC em Fortaleza/CE
#Desenvolvimento 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) A Prefeitura de Beberibe está realizando a sinalização vertical na entrada de algumas localidades do município.

A nossa cidade está cada vez mais desenvolvida, segura e muito feliz! Tudo isso, graças ao trabalho e compromisso da Prefeitura de Beberibe em oferecer o melhor para moradores e turistas. A instalação da sinalização vertical, em algumas entradas de localidades, é apenas uma das inúmeras ações que a administração municipal está realizando para garantir mais conforto, infraestrutura e bem-estar para todos.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) REALIZAÇÃO DO SERVIÇO DO "PROGRAMA HORA DE TRATOR". P.A. UMARI CASA FORTE E P.A. SANTA MARIA - SERRA DO FÉLIX, BEBERIBE/CE
#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) ENTREGA DE MUDAS DE CAJUEIRO ASSENTAMENTO MURICI - ITAPEIM E SUSSUARANA - SERRA DO FÉLIX - BEBERIBE/CE
#Agricultura 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) ABERTURA DO PROGRAMA HORA DE TRATOR 2023.

A Prefeitura Municipal de Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, hoje na localidade de Andreza, iniciou a abertura do Programa Hora de Trator 2023, o qual distribuirá 300 horas de trator, contemplando agricultores de 12 Associações do município de Beberibe.

A execução do Programa Hora de Trator, visa a geração de impactos significativos na economia local, abrindo a possibilidade de criação de novos postos de trabalho direto/indireto, assim como melhoria significativa na renda per capita municipal, através da difusão de práticas voltadas ao desenvolvimento agrícola

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE.

#Agricultura 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) VISITA TÉCNICA AO QUINTAL AGROFLORESTAL NA RESERVA EXTRATIVISTA DA PRAINHA DO CANTO VERDE.

No dia 9 de março de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), do Município de Beberibe, realizou uma visita técnica ao Quintal Agroflorestal do Sr. Roberto e da Sra. Rosiane, na Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, localizada no Distrito de Paripueira. A iniciativa tem como objetivo promover a agricultura sustentável em conjunto com as comunidades locais. Durante a visita, o técnico agrícola Robério das Chagas, realizou podas e plantio de diversas espécies para enriquecer o ambiente.

Além disso, ofereceu orientações sobre o replantio das colheitas e a reconstrução de canteiros. Também enfatizou a importância de proteger o solo, fornecendo-lhe os nutrientes necessários para obter alimentos de qualidade. O trabalho realizado pelo técnico, contribui para a promoção da sustentabilidade no cultivo dos alimentos na região.

A parceria entre a Secretaria de Agricultura e as comunidades locais, demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa tem um impacto significativo na promoção da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. A visitação técnica ao Quintal Agroflorestal do Sr. Roberto e da Sra. Rosiane, foi uma oportunidade para demonstrar como a agricultura pode ser realizada de forma consciente, responsável e sustentável.

Prefeitura Municipal de Beberibe.

#Agricultura 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Visita ao Núcleo Operacional da CAGECE de Parajuru. O Secretário de Agricultura, luís Alexandre visita o núcleo operacional da CAGECE de Parajuru, para uma possível ampliação de rede para as comunidades de Tapuio e Sítio Floresta.
#Agricultura 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) ENTREGA DE SEMENTES AOS AGRICULTORES DE BEBERIBE

A PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP), EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SDA), VEM REALIZANDO A ENTREGA DAS SEMENTES AOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO.

COM A PARCERIA FIRMADA, O PROGRAMA "HORA DE PLANTAR, CEARÁ", BENEFICIARÁ 500 AGRICULTORES E 4.000 KG DE SEMENTES SERÃO DISTRIBUÍDOS.

A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP), VEM EXERCENDO A FUNÇÃO DE ENTREGA DAS SEMENTES E TEM TIDO O APOIO DA EMATERCE, NESSE SENTIDO.

#Agricultura 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Complexo de Surubim-Serra do Félix, com a equipe do SISAR. A Secretaria de Agricultura, em parceria com o SISAR, visitam a Estação de Tratamento de Água do Complexo de Surubim, com objetivo de ampliar e abastecer outras comunidades.
#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) A agricultura familiar de Beberibe ganhou um importante reforço hoje, um trator novo e moderno

A agricultura familiar de Beberibe ganhou um importante reforço hoje, 10 de fevereiro. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, recebeu um trator novo e moderno. O equipamento, além de facilitar as etapas do processo de preparação do solo, tornando tudo mais rápido e econômico, também será utilizado na recuperação de estradas vicinais em todo o nosso município.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe , cidade feliz!

#Agricultura 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Ampliação da rede de abastecimento de água da localidade de Lagoa Queimada para a localidade de Lagoa dos Santos.

Água de qualidade é fonte de vida e essencial para garantir saúde para todos!

Pensando nisso, a Prefeitura de Beberibe beneficiará famílias com a ampliação da rede de abastecimento de água da localidade de Lagoa Queimada para a localidade de Lagoa dos Santos. Para oficializar a ação, a Prefeitura realizou uma cerimônia no dia 10 de janeiro com a participação de autoridades e da população.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#Agricultura 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Entrega de equipamentos para a Associação dos Carcinicultores do Parajuru

A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, entregou equipamentos para que a Associação dos Carcinicultores do Parajuru possa realizar a análise de doenças nos camarões, entre as quais a mancha branca. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão, realizado em parceria entre a Prefeitura de Beberibe e a Associação do Parajuru. A entrega foi feita por meio de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Beberibe e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e o material será cedido a Associação dos Carcinicultores.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#NOTÍCIA 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe inicia recuperação da adutora de água bruta de Medeiros

A Prefeitura de Beberibe, em parceria com a Cagece e o Sisar, iniciou ontem, 23 de junho, os trabalhos de recuperação da adutora de água bruta do complexo de abastecimento de Medeiros, no distrito de Forquilha. A recuperação consiste na instalação de 7 mil metros de tubos de PVC de 100 milímetros, partindo de captação no Canal do Trabalhador até a estação de tratamento de água em Medeiros. A iniciativa tem o objetivo de melhorar o abastecimento de água tratada para as comunidades de Medeiros, Samburão, Pau Mocó e Baixa dos Lucas, beneficiando 344 famílias.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#Cajucultura 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura realiza reunião mensal do Conselho Gestor do Sertão e do Mar

A reunião mensal do Conselho Gestor do Sertão e do Mar, de Beberibe, foi realizada no dia 31 de março, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O Conselho tem como principal missão articular ações e iniciativas para o fortalecimento da cajucultura em nosso município. Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Secretaria de Turismo e Cultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas e Banco do Nordeste do Brasil são os membros do Conselho.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#ÁGUA 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe construirá 100 cisternas de placas em 13 comunidades

A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, realiza mais uma importante conquista para a região do semiárido em nosso município. Serão construídas 100 cisternas de placas com capacidade de armazenamento de 16 mil litros de água da chuva. Ao todo, serão beneficiadas 13 comunidades (Açude Novo, Amarelas, Emas, Tapuio, Bentinhos, Palestina, Riacho da Areia, Barro Preto, Sussuarana, Tanques, Salgadinho, Umburanas e Lagoa Funda de Andreza). O projeto será executado pela Organização Barreira Amigos Solidários/OBAS. Foram realizadas reuniões para cadastramento das famílias nas localidades nos dias 5 a 6 de abril. Ser beneficiário de programas sociais do Governo Federal; possuir Número de Inscrição Social, ter renda per capta de meio salário mínimo; e participar do Curso de Gerenciamento de Recursos hídricos estão entre os critérios para seleção.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#NOTÍCIA 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura apresenta Programa Águas do Sertão no Alto Alegre

A Prefeitura de Beberibe, por meio dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, esteve na comunidade de Alto Alegre. Com a presença de representantes do banco alemão KFW, equipe técnica e equipe social da Secretaria das Cidades e equipe do Sisar, o objetivo da visita foi apresentar para a comunidade o Programa Águas do Sertão que, em um futuro próximo, irá beneficiar as localidades de Bom Sucesso, Alto Alegre, Várzea Redonda, Palmeira e Várzea da Serra com sistemas de abastecimento e tratamento de água.

#VacinaçãoContraFebreAftosa 04/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Beberibe inicia campanha de vacinação contra a febre aftosa A primeira etapa da campanha iniciou nesta segunda-feira (3) em todo o Ceará e segue até 1º de junho.
#Agricultura 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Instalação de chafarizes vai ajudar no abastecimento hídrico de Beberibe Ao todo, oito chafarizes serão instalados no município. Três localidades já receberam a instalação.
#Reunião 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) BEBERIBE SEDIA SEMINÁRIO DE FRUTICULTURA ORGÂNICA NO MUNICÍPIO BEBERIBE SEDIA SEMINÁRIO DE FRUTICULTURA ORGÂNICA NO MUNICÍPIO
#Comunicado 13/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) GARANTIA SAFRA 2019/2020
#FeiraDaAgriculturaFamiliar 09/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PREFEITURA DE BEBERIBE REALIZA II FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca- SEDRAP, realizou dia 06/12, a II Feira da Agricultura Familiar de Beberibe.
A Feira trouxe agricultores de diversas localidades do município, que na oportunidade, realizaram a exposição e venda de produtos oriundos da agricultura familiar.
O Secretário da SEDRAP, Melquiades Carneiro, destacou que realizar esse importante evento, é uma forma de valorização da classe trabalhadora que tem a oportunidade de apresentar e oferecer suas produções.
A Feira da Agricultura Familiar de Beberibe já faz parte do calendário festivo do município, desde o início da atual gestão!

#FeiraDaAgriculturaFamiliar
#ValorizaçãoDoAgricultorLocal
#PrefeituraDeBeberibe
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#ÉAssimQueTemQueSer
#Agricultura 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) II FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BEBERIBE
#MeioAmbiente 27/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PREFEITURA DE BEBERIBE PROMOVE AÇÃO DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - INPEV e Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido - ACASA, convida todos os produtores rurais do município de Beberibe a devolverem suas embalagens vazias de agrotóxico, na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 8:00 horas da manhã, na sede da Associação Comunitária da Palmeira.
Faça sua parte! Proteja o meio ambiente!

#AtitudeEcológica
#PrefeituraDeBeberibe
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#ÉassimQueTemQueSer
#Seminários 21/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PLANO DE AÇÃO DA SEDRAPE 2020 E POLÍTICAS PUBLICA PARA PESCA E AGRICULTURA FAMILIAR A Prefeitura de Beberibe, através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, realizou hoje, 21/11, Seminário de Apresentação do Plano de Ação da SEDRAP - 2020 e Políticas Públicas para Pesca e Agricultura Familiar, com o objetivo de difundir o Plano de Trabalho da SEDRAP para o ano de 2020 e explananar acerca das ações do Estado para o setor. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Beberibe - SINDSEV e contou com a presença do Prefeito de Beberibe, Padre Pedro, da Chefe de Gabinete e Secretários Municipais de Educação, Assistência Social, Esporte, Administração e Turismo. Também estiveram presentes as instituições que desenvolvem atividades em parceria com a SEDRAP, como o Banco do Nordeste, Sindicatos Rurais, SEBRAE, EMATERCE, ICMBIO, SINDSERV E CVT. O Secretário da SEDRAP, Melquíades Carneiro, explanou sobre o referido Plano de Ação 2020 e na oportunidade enfatizou sobre a relevância do de investimentos no setor produtivo para a economia local. O seminário contou com palestras de representantes da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura do Estado - SDA e Companhia de Gestão e Recursos Hídricos - COGHER, que deu foco a importância das parcerias com o município, no desenvolvimento de ações para a cadeia produtiva. O Prefeito Municipal Padre Pedro, ressaltou que a gestão está empenhada para apoiar as ações desenvolvidas pela SEDRAP e enfatizou a importância da parceria entre as secretarias municipais para a execução das ações intersetoriais.

#DesenvolvimentoRuralAquiculturaPesca
#SeminárioSEDRAP
#PrefeituraDeBeberibe
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#ÉassimQueTemQueSer
#Capacitação 06/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PREFEITURA DE BEBERIBE PARTICIPA DE PALESTRAS PROMOVIDAS PELO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
#Reunião 11/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PREFEITURA DE BEBERIBE PARTICIPA DE REUNIÃO COM O FUNDO NACIONAL DO NORDESTE (FNE) ITINERANTE Em parceria com a EMATERCE, a Prefeitura de Beberibe, através da SEDRAP e Sindicato dos Produtores Rurais de Beberibe, participou de reunião promovida pelo Fundo Nacional do Nordeste -FNE itinerante.
As linhas de financiamento para o desenvolvimento da região foi um dos tópicos mais importantes abordados durante o encontro.
Marcaram presença, dentre outros, o Secretário da SEDRAP, Melquiades Carneiro e o Gerente do Banco do Nordeste de Cascavel/Ce, Dolglas Ribeiro Camilo.

#PrefeituraDeBeberibe
#DesenvolvimentoRural
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#ÉassimQueTemQueSer
#Comitê 27/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PREFEITURA DE BEBERIBE PARTICIPA DE REUNIÃO PARA ACOMPANHAMENTO DO PRODETER Objetivando acompanhar as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), a Prefeitura Municipal de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, participou, no dia 19/09, de reunião com o Comitê Gestor Territorial, formado pelo BNB e EMATERCE, além de membros dos municípios de Beberibe, Cascavel, Aracati e Fortim.
Escolhida pelo Comitê Gestor Territorial, a cajucultura será a cadeia produtiva trabalhada no litoral leste.
Durante o encontro ocorreu a apresentação da empresa de fertilizantes Timac Agro que vem trabalhando em parceria com alguns produtores no manejo da adubação. Ainda durante o encontro, foram apresentados os resultados obtidos sobre o aumento de produtividade e antecipação da safra. Em seguida o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil/BNB fez a apresentação das datas para as reuniões itinerantes, onde haverá a apresentação do Fundo Constitucional do Nordeste FNE, que em Beberibe ocorrerá em outubro.
É importante saber que o PRODETER incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
É papel dos comitês locais e territoriais priorizar as atividades econômicas com maior potencial competitivo, estabelecendo parcerias para a redução dos entraves ao seu desenvolvimento e promovendo a expansão do crédito. Dessa forma, o Programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, favorecendo, entre outros aspectos, a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da população da Região.

#TrabalhoJustiçaePaz
#ÉassimQueTemQueSer
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#Evento 26/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PREFEITURA DE BEBERIBE PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DO COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca de Beberibe (SEDRAP), participou hoje, dia 26/09, de encontro regional promovido pelo COGERH (Gerência Regional das Bacias Metropolitanas). O encontro ocorreu no auditório do SINDSERV/Beberibe.
Durante o encontro houve a apresentação do Sistema de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará; a divulgação do Comitê das Bacias Metropolitanas e o processo de renovação de seus membros; e a apresentação da caracterização hídrica da região das bacias metropolitanas.
Para o Prefeito de Beberibe, Padre Pedro da Cunha, que marcou presença no encontro, a água é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida. Do ponto de vista político, é também um bem público e, embora possa ser explorado comercialmente, precisa ser muito bem acessado e gerenciado. A observação das dimensões ambientais, políticas e sociais tornam este tipo de gestão extremamente importante!
Durante o encontro, se debateu sobre os problemas hídricos da região das bacias metropolitanas. Explanou-se também sobre a vivência do Comitê das Bacias Hídricas na gestão das águas.
Segundo o Secretário da SEDRAP, Melquiades Carneiro, o Comitê das Bacias Hidrográficas é muito estratégico porque ele disciplina o uso das águas.

#TrabalhoJustiçaePaz
#ÉassimQueTemQueSer
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#Agenda 20/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) SECRETARIAS MUNICIPAIS DE BEBERIBE, EM PARCERIA COM O SINDICATO RURAL E SENAR,ELABORAM PLANO ANUAL DE TRABALHO PARA 2020 A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, representada por seu Secretário Melquiades Carneiro, junto a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, representada por sua Secretária, Francisca Valmira Bandeira Cavalcante, se reuniu com dirigentes do Sindicato Rural do município e SENAR, e em parceria, elaboraram o plano anual de trabalho para 2020.
Dentro do plano de ação elaborado pelo grupo, está prevista a oferta de 08(oito) cursos. Os mesmos serão ministrados objetivando contribuir de forma significativa para qualificação profissional e promoção social. O primeiro curso a ser ofertado terá como tema o Associativismo. Informações complementares poderão ser obtidas nas secretarias já mencionadas.

#TrabalhoJustiçaePaz
#ÉassimQueTemQueSer
#UmBeberibeMelhorPraTodos
#AquiculturaePesca 16/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Calendário de Reuniões do Imposto Territorial Rural 2019
#AquiculturaePesca 16/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Calendário de Reuniões do Garantia Safra 2019
#AquiculturaePesca 14/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Curso de formação de aquaviário Segue até o dia 16 de agosto, o curso de formação de aquaviário, promovido pela Capitania dos Portos de Aracati, na comunidade de Prainha do Canto Verde. A capacitação, composta por aulas teóricas e práticas para um público de 30 pescadores, é requisito para obtenção da carteira de pescador profissional emitida pela Marinha do Brasil. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Beberibe, Marinha do Brasil e Colônia Z-11. No mesmo período, a Marinha do Brasil realiza atendimento aos pescadores (vistoria de embarcações, renovação da carteira da marinha, renovação do título de embarcação, transferência de embarcação, entre outros) na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca.

Serviço: Sedrap - Rua Cel Bia, vizinho a Câmara Municipal
Horário de atendimento das 8h30 às 11h30

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 31/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza Encontro Rural Ontem, 30 de julho, a Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, em parceria com o Sindialimentos e o Banco do Nordeste do Brasil, realizou o Encontro Rural. Criação de galinhas poedeiras caipira: principais recomendações de manejo; linhas de crédito para financiamentos rurais; e projetos arquitetônicos de abatedouro de aves e entreposto de ovos de pequeno porte foram os temas das três palestras que ocorreram no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe. As palestras foram ministradas por André Siqueira, Presidente do Sindialimentos do Ceará, e pelo agente de crédito do BNB, Cleilton Matos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 23/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Curso de Gestão Ambiental da Propriedade Rural Ontem, 22 de julho, teve início o curso de Gestão Ambiental da Propriedade Rural, parceria entre a Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, juntamente com SENAR, IBAMA e BNB. A capacitação, que segue até o dia 26 de julho, objetiva capacitar técnicos que atuam na área ambiental ou agropecuária, agentes de desenvolvimento, produtores rurais e demais interessados na temática. Aproximadamente, 30 pessoas participam do curso.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 17/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza treinamento prático com produtores rurais No dia 15 de julho, quinze produtores rurais da Comunidade Fazenda Cinco Estrelas, na localidade dos Grossos, participaram de um treinamento prático sobre a fabricação de caldas orgânicas para o combate de pragas e doenças, principalmente, do cajueiro. A capacitação, organizada pela Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, foi ministrada pelo Técnico Agrícola Robério Chagas. Na oportunidade, também foram distribuídas cartilhas contendo informações sobre o preparo, uso e aplicação. Importante salientar que tais compostos podem ser fabricados pelos próprios produtores, diminuindo o custo dos mesmos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 04/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Feira da Agricultura Familiar de Beberibe Valorizar os produtores locais e fortalecer a economia em nossa cidade. Estes foram, sem dúvida, os principais objetivos da Feira da Agricultura Familiar realizada hoje, 4 de junho, na Praça da Matriz. O evento foi idealizado pela Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, e faz parte das comemorações dos 127 anos de emancipação política do município.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 27/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Feira da Agricultura Familiar de Beberibe A Prefeitura de Beberibe convida toda a população para a Feira da Agricultura Familiar.

Vamos prestigiar o evento e valorizar os produtores locais.

Compareça!
Dia 4 de julho, das 7 às 12 horas.


#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Capacitação de agricultores familiares é tema de reunião Ontem, 11 de junho, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, participou de um encontro com a Coordenadora do CVT Polo UAB de Beberibe, Virgínia Tavares, e com o Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Instituto CENTEC, Herminio Lima. Na oportunidade, foram debatidas estratégias para capacitação de agricultores familiares.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 07/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza parceria com Embrapa A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, recebeu, no mês de maio, uma equipe de profissionais da Embrapa. O intuito foi o de formatar o projeto de pesquisa para construção de mercados locais, a fim de facilitar a comercialização dos agricultores familiares. Na oportunidade, foram realizadas visitas em algumas localidades do município para que os pesquisadores conhecessem um pouco a realidade dos produtores. Participando da ação estiveram: os pesquisadores Joel Henrique e Helenira Ellery, da Embrapa, o analista do Sebrae, Marcelo Ponciano, além de técnicos da Sedrap.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 28/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza encontros rurais Palmeira, Lagoa Funda e Assentamentos Umari - Casa Forte e Murici. Foram essas as comunidades que receberam, nos dias 16 e 21 de maio, os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca. Os encontros rurais giraram em torno dos temas da legislação de agrotóxicos e do uso correto de defensivos agrícolas. Para a realização da ação, a Prefeitura de Beberibe contou com o apoio da Fiscal Estadual Agropecuária, Elenimar Bezerra, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAGRI). Cerca de 70 agricultores familiares participaram destes eventos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 09/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Feira da Agricultura Familiar de Beberibe Hoje, 9 de maio, aconteceu uma reunião para discutir detalhes sobre a realização da Feira da Agricultura Familiar em Beberibe. A ação, provavelmente, ocorrerá juntamente com as comemorações do aniversário da cidade, na primeira semana de julho. Estiveram presentes: Marcelo Colaço, Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca; os técnicos da Secretaria Nicolau Ramos, Robério Chagas e Francisco Monteiro; a Presidente da CDL de Beberibe, Charliely Santiago; Renata Monteiro, da Ematerce; Jessyca Mendes, da Secretaria de Turismo; José Adailton, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Carlos Henrique dos Santos, Agente de Desenvolvimento do BNB. Entre os temas da reunião: a importância deste evento para os produtores do município, que serão capacitados pelo Sebrae para expor seus produtos. Além disso, foram acertados o melhor local, data e número de participantes, além das ações de marketing e publicidade da feira.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#VacinaçãoContraFebreAftosa 08/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Vacinação contra febre aftosa acontece até 1 de junho A primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa já começou em Beberibe. Os produtores rurais do município terão até 1 de junho para vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades. A imunização do rebanho é obrigatória e essencial para a saúde do animal. Para acertar detalhes da campanha, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, esteve reunido com os fiscais estaduais agropecuários, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Célio Rocha e Pedro Chagas e com o Coordenador de Comunicação Social da Prefeitura, Harley Dias. Os produtores, depois de aplicar a vacina no seu rebanho, devem registrar a declaração. Para isso, precisam se dirigir a qualquer núcleo da Adagri ou da Ematerce, atuantes em diversos locais do Estado, ou ainda nas prefeituras conveniadas. Só assim, completa-se o dever de imunizar seu rebanho.


#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 25/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Secretário da SEDRAP se reune com fiscal da ADAGRI O Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, juntamente com o técnico agrícola da Sedrap, Nicolau Ramos, reuniu-se hoje, 25 de abril, com a Fiscal Agropecuária, Elenimar Bezerra, representante da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI). O objetivo do encontro foi articular reuniões nas localidades com o intuito de esclarecer, junto aos agricultores, questões relacionados a legislação de agrotóxicos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Convite 22/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Convite - Projeto São José Prezados, bom dia. Estão todos convidados para a reunião com o pessoal do Projeto São José, nesta quarta, 24 de abril, no CVT de Beberibe. Na ocasião, haverá uma apresentação sobre os projetos em Beberibe e as perspectivas do Projeto São José IV, que deverá ter início até junho deste ano. A presença de todos é de grande importância.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 17/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PRODETER fortalecerá cajucultura no município Ontem, 16 de abril, o técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Nicolau Ramos, o agente de desenvolvimento territorial do BNB, Carlos Henrique e a técnica Karla Fonseca, do escritório local da EMATERCE, estiveram nos assentamentos Nova Esperança e Murici, e na comunidade Grossos Fazenda Cinco Estrelas. O intuito da visita foi aplicar questionário para realização de diagnóstico dos produtores que participarão do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER. Este programa tem como finalidade o fortalecimento da cajucultura em nosso município.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 03/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Ações visam aumentar a renda de aquicultores de base familiar de Beberibe Ontem, 2 de abril, o Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, juntamente com os técnicos da Sedrap, Nicolau Ramos e Robério Chagas, visitaram uma unidade demonstrativa de Aquaponia (caracterizada como criação de peixes e produção de alimentos de forma simultânea) familiar, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Aracati. Na ocasião, foram recebidos pelo Coordenador do Curso Técnico em Aquicultura, Emanuel Santos. O intuito da visita é formar parceria com o Instituto para capacitações e difusão da tecnologia para atender aquicultores de base familiar de Beberibe e possibilitar maneiras eficientes de aumento de renda.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza curso na comunidade de Medeiros Ontem, 14 de março, na comunidade de Medeiros, foi realizado o curso de Produção Artesanal de Produtos Derivados de Frutas. A capacitação, com carga horária de 40 horas, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural de Beberibe. Toda a iniciativa foi acompanhada pelo Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, e pelo técnico da Secretaria, Rafael Miranda. O intuito da Prefeitura de Beberibe, por meio da Sedrap, é garantir aos agricultores condições necessárias para que possam aumentar a possibilidade de renda familiar.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Sedrap participa de reunião no Fortim para benefíciários do Programa PRODETER No dia 27 de fevereiro de 2019, os técnicos da SEDRAP, Nicolau Ramos e Robério Das Chagas, participaram de uma reunião no município de Fortim, com objetivo de discutir a elaboração de um questionário que visa identificar a situação atual dos beneficiários do programa PRODETER.

Na ocasião foi discutido cada item do questionário, onde os participante deram opiniões sobre o mesmo. O documento em questão teve diversas correções e será atualizado e reenviado para os membros do Programa.

O PRODETER beneficiará 20 Cajucultores do nosso município.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) 50 famílias serão beneficiadas com os projetos do semiárido e fomento do INCRA, em parceria com a prefeitura de Beberibe No dia 19 de fevereiro, os técnicos da Sedrap, Nicolau Ramos e Robério Chagas, estiveram no Assentamento Massaranduba, em Serra do Félix, para discutir a implantação de dois projetos de crédito junto ao INCRA: o semiárido e o fomento.

O crédito semiárido será para atender as necessidades de segurança hídrica da família, onde serão construídas cisternas com capacidade de 21.000 litros de água por família.

O crédito fomento será será dividido em dois projetos: a implantação de um hectare de cajueiro anão precoce ou aquisição de animais para bovinocultura de corte.

No total serão beneficiadas 50 famílias, 30 com o projeto semiárido e 20 no projeto fomento.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 18/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) 80 famílias de Beberibe serão beneficiadas com o Programa Cadastros de Terras e Regularização Fundiária Dia (14), o secretário interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, recebeu os técnicos do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar - IDEF e da Sedrap, os senhores: Diego Ferreira, Mirian Ribeiro, Robério Chagas e Nicolau Ramos, estava presente na reunião, o gerente do escritório local da Ematerce, o Sr. Adail Paulino, o objetivo da reunião, foi para traçar planos para o Programa Cadastros de Terras e Regularização Fundiária - PCRF, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, onde serão beneficiadas 80 famílias do município, com assistência técnica.
Os critérios para participação e as cadeias produtivas contempladas ainda serão discutidos.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 06/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Agricultor Familiar Programa Hora de Plantar, já começou.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca - SEDRAP e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, comunicam que a entrega de sementes do Programa Hora de Plantar, já começou.

Para a retirada das sementes, o agricultor familiar deve levar RG e CPF.

Local da entrega: Escritório da EMATERCE,
Rua José de Paula Peroba, n° 80, centro - Beberibe-CE.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Visita de 32 produtores rurais holandeses em Beberibe A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca e Secretaria de Educação, recebeu ontem, 31 de janeiro, a visita de um grupo de 32 produtores rurais holandeses. O intuito da visita foi uma troca de experiências. Pela manhã, o grupo visitou uma fazenda em Beberibe, onde conheceu o funcionamento de uma casa de farinha e a produção de coco seco, da colheita até o descascamento. Em seguida, estiveram na Praia de Morro Branco, sendo recepcionados pela Banda Municipal Padre Assis Portela, no ícone turístico do local. Ainda na praia, os holandeses conheceram o Monumento Natural das Falésias e a feira de artesanatos.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião do PRODETER do Litoral Leste Ontem, 31 de janeiro, o Prefeito Municipal, Dr. Tharsio, por meio dos integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca e do Sindicato dos Produtores Rurais de Beberibe, organizou a reunião do PRODETER Litoral Leste. O intuito do encontro foi discutir o controle de pragas, doenças da cajucultura e o papel da ADAGRI na fiscalização do uso de defensivos agrícolas. Cerca de 70 pessoas dos municípios de Aracati, Cascavel, Beberibe e Fortim estiveram no evento. Também compareceram representantes do Banco do Nordeste - BNB, Ematerce, Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará - FAEC, Agência de Defesa Agropecuária do Estado - ADAGRI e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

#DiasMelhoresparaVocê
#Cajucultura 08/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Lançamento do Plano de Ação Territorial do PRODETER Anteontem, dia 6, aconteceu, no município de Aracati, o lançamento do Plano de Ação Territorial, do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), programa do BNB que visa o desenvolvimento da cajucultura em Beberibe, bem como nos municípios de Cascavel, Fortim e Aracati. Durante o evento, Beberibe foi representado pelo ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Eliú Batista, pelo Presidente do Sindicato Rural de Beberibe, Marcelo Colaço, pelos técnicos da Sedrap, Nicolau Ramos, Rafael Miranda e Sonayra Monteiro, e por cerca de 15 cajucultores, que expuseram produtos derivados do caju, tais como: cajuína, geleia e castanhas. Também esteve presente a professora Isabel Peixoto, representante da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima.


#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Desenvolvimento 29/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prodeter é tema de reunião Com o intuito de nivelar informações a respeito do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), reuniram-se, no dia 28 de novembro, Eliú Batista, Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca; Marcelo Colaço, Presidente do Sindicato Rural de Beberibe; Adail Paulino, gerente do escritório da Ematerce de Beberibe; Carlos Henrique, Agente de Desenvolvimento do BNB, e a professora Isabel Peixoto, representante da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima. O Programa do BNB, que já ganhou prêmios mundo a fora por seu modelo de fortalecimento das cadeias, visa o desenvolvimento da cajucultura em Beberibe, bem como nos municípios de Cascavel, Fortim e Aracati. Importante ressaltar que, atualmente, a cajucultura é a principal atividade agrícola de Beberibe. Além disso, nossa cidade é a maior produtora da região e uma das maiores do Ceará.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 06/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Estratégias para combater a seca são definidas em reunião No último dia 31 de outubro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Eliú Batista, participou de um encontro com o Presidente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Hamilton Gomes. O intuito foi definir estratégias para combater a seca e seus efeitos no município de Beberibe.


#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Desenvolvimento 15/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Evento debate estruturação de atividades econômicas em Beberibe Na manhã de hoje, 15 de agosto, aconteceu, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe, uma reunião com o intuito de fomentar o processo de estruturação de atividades econômicas do município, a partir da construção e implementação de plano de ação territorial. O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Beberibe, foi realizado pelo Banco do Nordeste do Brasil, por meio da Superintendência Estadual do Ceará.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 14/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe acerta detalhes para o Caju Nordeste 2018 Ontem, 13 de agosto, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, e o Presidente do Sindicato Rural de Beberibe, Marcelo Colaço, participaram de uma reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), em Fortaleza. Em conversa com Flávio Saboya, Presidente da FAEC, e Rodrigo Diógenes, Vice-Presidente da FAEC, foram discutidas estratégias para a cajucultura, bem como acertados detalhes para o evento do Caju Nordeste, que ocorrerá em Beberibe no mês de novembro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#CajuNordeste 31/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião acerta detalhes do Caju Nordeste em Beberibe Na tarde de hoje, 31 de julho, aconteceu, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, uma reunião para acertar alguns dos principais detalhes referentes ao evento do Caju Nordeste, que ocorrerá em Beberibe no mês de novembro. Entre os presentes estavam o Secretário da Sedrap, Melquíades Carneiro, o Secretário de Esportes e Juventude, Cláudio Filgueiras (Kadim) e o Coordenador de Comunicação Social, Harley Dias.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 30/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Secretário da Sedrap participa de reunião na Embrapa Duas capacitações serão realizadas em Beberibe

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, e o Presidente do Sindicato Rural de Beberibe, Marcelo Colaço, participaram de uma reunião na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, na última semana. Na ocasião, estiveram com Carlos Farley e Gustavo Saavedra, pesquisadores da Embrapa. Após o encontro ficou acertado que a Embrapa irá promover duas capacitações em Beberibe, com as seguintes temáticas: técnica e aplicação de defensivos agrícolas e cuidados com o caju pós colheita.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Seminários 08/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura Municipal realiza Seminário Beberibe em Debate O auditório da Escola Estadual de Educação Profissionalizante Pedro de Queiroz Lima, na sede de Beberibe, foi o local escolhido para receber, na manhã de hoje, 8 de junho, o Seminário Beberibe em Debate. O evento, realizado pela Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, teve como tema: “O meio rural como espaço para o desenvolvimento” e contou com a presença de diversas autoridades e especialistas no assunto.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Seminários 07/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Seminário Beberibe em Debate O evento acontece amanhã, 8 de junho, e é uma realização da Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Oficina de planejamento para feira da agricultura familiar de Beberibe Na última terça, 24 de abril, aconteceu, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe (Sindserv), a oficina de planejamento e organização para a feira da agricultura familiar de Beberibe. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca. A primeira edição da feira está marcada para o dia 6 de julho, dentro do calendário de eventos em comemoração a semana do município. “Beberibe está mudando o perfil na produção de frutas, verduras, mel, entre outros produtos. A feira será uma estratégia importante para o desenvolvimento do município”, ressaltou Melquíades Carneiro, Secretário da Sedrap.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 24/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Encontro debate criação da cooperativa de produtores rurais Na última sexta, 20 de abril, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe (Sindserv), aconteceu um encontro de produtores com a participação de um consultor do Sebrae. A iniciativa da Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, contou com a participação de mais de 40 produtores rurais e teve o principal objetivo de discutir a criação da cooperativa de produtores rurais do município.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Melhoria 16/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Equipe técnica da Sedrap discute ações de melhoria para o município Na manhã de hoje, 16 de abril, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, participou de uma reunião com o Coordenador Giová Cruz. Na pauta, as ações do programa Hora do Trator, custeado pela Prefeitura de Beberibe com o objetivo de apoiar os agricultores familiares, bem como aumentar a produção e a produtividade. Além disso, foi realizado um levantamento dos reservatórios hídricos beberibenses, para que o peixamento possa ser realizado.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 28/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Representante da Embrapa participa de reunião com produtores beberibenses Ontem, 27 de fevereiro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap), Melquíades Carneiro, participou de reunião com representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo do encontro, que contou com a presença de produtores de caju do município de Beberibe, foi debater maneiras de melhor aproveitar a resina do cajueiro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 23/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Barragem do açude de Medeiros será recuperada Na manhã de ontem, 22 de fevereiro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, participou de uma reunião na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos, em Fortaleza. Na ocasião, estavam presentes o Secretário da SRH, Francisco Teixeira, bem como o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. Uma das pautas do encontro foi a recuperação da barragem do açude de Medeiros. “O Secretário Francisco Teixeira afirmou que, logo após a quadra invernosa, dará início às obras da barragem, que tem capacidade de armazenamento de 47.000.000 m³ de água para múltiplos usos”, afirmou Melquíades Carneiro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 21/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Marcos Cals participa do evento Fórum dos Assentados Na manhã de hoje, 21 de fevereiro, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe foi o local escolhido para a realização do Fórum dos Assentados. Na ocasião, estavam presentes o Superintendente do Incra no Ceará, Marcos Cals, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap), Melquíades Carneiro, bem como representantes de seis dos onze assentamentos existentes no município. De acordo com o Secretário da Sedrap, o intuito da ação foi mostrar aos assentados todos os programas executados pelo Incra. “Além disso, conversamos sobre o programa Hora de Trator e também apresentamos a proposta de implantação da feira de agricultura familiar”, ressaltou.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 17/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Sedrap realiza evento com a temática dos assentamentos municipais A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap), realizou, na tarde de ontem, uma reunião para debater alguns temas essenciais que dizem respeito aos assentamentos existentes no município de Beberibe. De acordo com o Secretário da Sedrap, Melquíades Carneiro, atualmente, o município conta com um total de onze assentamentos, alguns já autossustentáveis. Ainda de acordo com ele, outros, entretanto, ainda necessitam de um pouco mais de atenção. “A organização Fórum dos Assentados é um espaço para discutir e encaminhar propostas e projetos”, afirmou. Durante a iniciativa, que contou com a presença de representante da EMATERCE, foi firmada parceria através do termo de cooperação técnica, em consonância com o programa Hora de Trator. Além disso, foi acertado que, mensalmente, serão realizadas reuniões para debater assuntos relacionados aos temas.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 04/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) CMDS realiza reunião ordinária no CVT de Beberibe Na manhã de hoje (4 de janeiro), aconteceu, no CVT de Beberibe, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Beberibe (CMDS). A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, teve o objetivo de definir, entre outros temas: a operacionalização do programa “Hora do Trator” - custeado pela Prefeitura de Beberibe com o objetivo de apoiar os agricultores familiares, bem como aumentar a produção e a produtividade - e a elaboração do Plano de Desenvolvimento. Além disso, ainda foram acertados detalhes essenciais para a aprovação do Regimento Interno. Também foi deliberado que o atendimento aos produtores será feito através das associações.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Desenvolvimento 11/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) 1º Festival da Agulhinha anima o Uruaú Com apoio da Prefeitura de Beberibe foi realizado, no último sábado (9 de dezembro), na Praia do Uruaú, o 1º Festival da Agulhinha. Pela manhã, na Escola Raimunda Carneiro, aconteceu o Seminário “Discutindo Uruaú”, que teve a participação do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira; do Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro; do Diretor do IPEC, Adriano Sarquis; do Vereador Joaquim José; da representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Mayrla Menezes; do Representante da COGERH, Cláudio Gesteira e do empresário Kicco Risi. À noite, além de deliciosos pratos feitos com o ingrediente chefe do evento, o público ainda curtiu o som do Forró Skenta e da Banda Veneno.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 21/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Pesquisador da Embrapa realiza palestra no CVT de Beberibe O CVT de Beberibe foi o local escolhido para sediar hoje (21 de novembro), uma palestra com o tema: “Colheita e pós-colheita de pedúnculos de clones de cajueiro-anão”. Ministrada por Carlos Farley Moura, pesquisador da Embrapa, com apoio da Prefeitura de Beberibe, o intuito da ação foi debater maneiras eficientes de auxiliar na cajucultura, um dos mais rentáveis agronegócios da região Nordeste do Brasil.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Habitação 24/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) A importância do Cadastro Ambiental Rural Ao longo das últimas semanas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), juntamente com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), vem realizando uma série de reuniões com o objetivo de divulgar a importância do Cadastro Ambiental Rural, bem como mobilizar os proprietários e detentores de posse de imóveis rurais. O Cadastro Ambiental Rural é o registro público eletrônico, de âmbito nacional, das informações ambientais dos imóveis rurais. Sua grande função é, através dos dados cadastrados, controlar, monitorar e elaborar todo o planejamento ambiental e econômico. Aproximadamente, quatro mil imóveis rurais serão cadastrados na cidade. Desta forma, Beberibe foi escolhido como município base do território Litoral Leste. Já foram realizadas reuniões nas localidades de Andreza, Alto Alegre, Alexandre, Samburão, Serra do Felix, Lagoa Queimada e Paripueira. Nos próximos dias, os técnicos estarão na Palmeira, Lagoa Funda, Juazeiro e Lagoa de Dentro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Desenvolvimento 20/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) SEDRAP realiza peixamento em reservatórios hídricos Para a Prefeitura de Beberibe, buscar condições adequadas de vida e subsistência para a população do município é fator determinante. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), realizou, no dia 19 de outubro, o peixamento dos reservatórios hídricos de três comunidades beberibenses: açude Medeiros, açude dos Tanques e Lagoa da Poeira. Ao todo, o município foi contemplado com 20 mil unidades de alevinos. Com isso, serão beneficiadas também as localidades circunvizinhas. De acordo com os técnicos da SEDRAP, esse tipo de ação é fundamental para que o trabalho desenvolvido pela secretaria seja motivo de alegria e esperança para tantas famílias.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 26/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional No último dia 25, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), participaram de uma reunião de assessoramento com a Técnica da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. O encontro foi essencial para discutir e orientar sobre a importância de implantar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município. Atualmente, Beberibe possui alguns programas relacionados a Segurança Alimentar e Nutricional, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela SEDRAP, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), modalidade Leite Caprino, executado pela SASC.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Melhoria 26/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Mercado do peixe passará por reforma Na tarde de hoje, 26 de setembro, Marcília Vieira, Secretária de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, David Moreira, Secretário de Infraestrutura, Harley Dias, Coordenador de Comunicação Social, e o corpo técnico da Seinfra, estiveram reunidos com os permissionários do mercado do peixe, na sede do município. O intuito foi dialogar com os permissionários, dando a eles a oportunidade de apresentar suas principais demandas. De acordo com David Moreira, as obras de reforma do local, esperadas há mais de três anos, devem ser iniciadas dentro de um curto prazo.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 22/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) SEDRAP inicia distribuição dos alimentos do PAA A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), iniciou hoje (22 de agosto), a distribuição dos alimentos (ação que será realizada semanalmente) oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos edição 2017. Durante toda a manhã foram realizadas entregas na Cadeia Pública, no CRAS Litoral I e II, no CRAS Sertão, na Creche Maria das Graças Gama do Nascimento, na Escola Ana Facó, na Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz e no Hospital Municipal Monsenhor Dourado. Vale lembrar que o PAA tem o intuito de incentivar os agricultores familiares e possibilitar a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Sedrap lança edição 2017 do PAA Incentivar a agricultura familiar (através da comercialização de produtos) e possibilitar a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Esses são os objetivos principais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) edição 2017, lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap) na manhã de hoje (17 de agosto). O Programa é realizado através da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sedrap. Este ano, 17 agricultores familiares beberibenses participarão e oito entidades serão beneficiadas (Cadeia Pública, CRAS Litoral I e II, CRAS Sertão, Creche Maria das Graças Gama do Nascimento, Escola Ana Facó, Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz e Hospital Municipal Monsenhor Dourado). Marcília Vieira, Secretária da Sedrap, revela outra grande importância do PAA: “Fortalecer a produção dos agricultores e fazer com que todo o potencial do município seja reconhecido. Beberibe tem muito a mostrar”, conta. Francisco Vagner, produtor de melancia da localidade de Palmeira, afirma que o programa agrega valor ao seu produto e incentiva cada vez mais o trabalho. “Além disso, faz com que a família fique cada vez mais unida, produzindo junta”, ressalta. Pompeu Severiano, produtor de pimentão da comunidade de Ponta d’ Água, fala sobre o trabalho de fortalecimento do Programa feito pela Prefeitura de Beberibe, através da Sedrap: “Além de ser um grande reconhecimento para nós, essa iniciativa é tudo que precisamos para que possamos continuar a produzir. É bom demais ter nossa luta diária reconhecida”, diz. Já a partir da próxima terça, 21 de agosto, os alimentos começam a ser recebidos e distribuídos.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Município 28/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Município de Beberibe é incluído na região do semiárido Após reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), realizada ontem (27 de julho), com a participação de governadores de todo o Nordeste, Beberibe foi incluído na relação dos 15 municípios cearenses a integrarem a região do semiárido. A partir de agora, Beberibe será uma das cidades a ter prioridade no acesso a recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), às políticas públicas e aos financiamentos governamentais diferenciados, compatíveis com a situação hídrica encontrada no local. Precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 milímetros; índice de Aridez de Thornthwaite (razão entre a quantidade de água advinda da chuva e as potenciais perdas de água para a atmosfera) igual ou inferior a 0,50; e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano, estão entre os critérios utilizados como parâmetro para a inclusão dos municípios.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 26/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Beberibe receberá posto avançado do IBGE O município de Beberibe, após reunião realizada ontem (25 de julho), no Centro Administrativo, na sede, será contemplado com um posto avançado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A assinatura do convênio de parceria, firmado entre a Prefeitura Municipal e o Órgão, possibilitará que o Censo Agro 2017 (realizado em todo o Brasil entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018) que visa subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias chegue ao município. Importante salientar que, com o posto instalado, a cidade de Cascavel ficará vinculada ao posto de coleta de dados do IBGE de Beberibe, sendo aqui tabulados todos os dados coletados na região leste. Conforme afirmou Marcília Vieira, Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, após 10 anos, o Censo Agro 2017 trará um norte ao gestor municipal, auxiliando no maior conhecimento e valorização das potencialidades do setor agropecuário, bem como das dificuldades existentes e enfrentadas.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 19/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Incra realiza treinamento no município em parceria com a Sedrap Objetivando atender com qualidade aos proprietários, garantindo rigor nas informações relacionadas ao cadastro de imóveis rurais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realiza, entre os dias 18 e 21 de julho, no CVT de Beberibe, um treinamento direcionado às Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs), com a participação de profissionais de nove cidades cearenses. Todo o curso foi pensado para que os participantes tenham total domínio dos conceitos básicos sobre cadastro rural, aprendam a acessar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e possam analisar e lançar dados. A abertura do evento contou com a participação do Superintendente Regional do Incra, Marcos César Cals de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para conversar com a equipe da Sedrap sobre temas específicos da área. De acordo com Marcília Vieira, Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, a escolha de Beberibe para sediar o evento se deve, em grande parte, a receptividade com que o município acolhe esse tipo de iniciativa. “A parceria constante entre a Sedrap e o Incra é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho maduro e altamente assertivo”, reforça a Secretária.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Obra 21/10/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Poços Profundos são Perfurados em Parceria com o Governo do Estado A Prefeitura Municipal de Beberibe, em parceria com o Governo do Estado, através da Superintendência de Obras Hídricas (SOHIDRA) e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), vem trabalhando para garantir o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água através da perfuração de poços profundos.

Na quinta feira, 20 de outubro deu-se o início da perfuração do poço da localidade de Itapeim, e também serão feitas as perfurações em Arataca e Andreza. Já se encontra em funcionamento os sistemas das comunidades de Forquilha e Medeiros. Este último atendendo também às localidades de Samburão, Pau Mocó e Baixa dos Lucas.

Pelo andamento das águas do Canal do Trabalhador, já começam a funcionar Surubim, Cedro e Baixio da Pescaria. Em breve estará atingindo a captação para o sistema da Serra do Felix.
#Obra 25/02/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Adutora de Uruaú Beneficia 480 Famílias A prefeita Michele Queiroz esteve presente na inauguração do sistema de abastecimento de Uruaú, obra que agora atende diretamente 480 famílias com água tratada.

O sistema de abastecimento de água de Uruaú, no distrito de Sucatinga, foi oficialmente entregue à comunidade na tarde do dia 19 de fevereiro de 2016. A obra consiste de dois poços profundos para captação de água, estação de tratamento com três elevados e as redes de adução e distribuição para 480 residências.

Na solenidade, acompanhado a prefeita Michele Queiroz estavam, além dos moradores, o vice-prefeito Célio da Palmeira, secretários municipais e lideranças da região. Vale aqui ressaltar que o sistema é mais um fruto da excelente parceria estabelecida entre a Prefeitura de Beberibe e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
www.beberibe.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 19:31:06