CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião com o Presidente da FAEC e Superintendente do SENAR Local da Reunião: Sede da FAEC em Fortaleza/CE
#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) REALIZAÇÃO DO SERVIÇO DO "PROGRAMA HORA DE TRATOR". P.A. UMARI CASA FORTE E P.A. SANTA MARIA - SERRA DO FÉLIX, BEBERIBE/CE
#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) ENTREGA DE MUDAS DE CAJUEIRO ASSENTAMENTO MURICI - ITAPEIM E SUSSUARANA - SERRA DO FÉLIX - BEBERIBE/CE
#Agricultura 16/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) ABERTURA DO PROGRAMA HORA DE TRATOR 2023.

A Prefeitura Municipal de Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, hoje na localidade de Andreza, iniciou a abertura do Programa Hora de Trator 2023, o qual distribuirá 300 horas de trator, contemplando agricultores de 12 Associações do município de Beberibe.

A execução do Programa Hora de Trator, visa a geração de impactos significativos na economia local, abrindo a possibilidade de criação de novos postos de trabalho direto/indireto, assim como melhoria significativa na renda per capita municipal, através da difusão de práticas voltadas ao desenvolvimento agrícola

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE.

#Agricultura 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) VISITA TÉCNICA AO QUINTAL AGROFLORESTAL NA RESERVA EXTRATIVISTA DA PRAINHA DO CANTO VERDE.

No dia 9 de março de 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), do Município de Beberibe, realizou uma visita técnica ao Quintal Agroflorestal do Sr. Roberto e da Sra. Rosiane, na Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, localizada no Distrito de Paripueira. A iniciativa tem como objetivo promover a agricultura sustentável em conjunto com as comunidades locais. Durante a visita, o técnico agrícola Robério das Chagas, realizou podas e plantio de diversas espécies para enriquecer o ambiente.

Além disso, ofereceu orientações sobre o replantio das colheitas e a reconstrução de canteiros. Também enfatizou a importância de proteger o solo, fornecendo-lhe os nutrientes necessários para obter alimentos de qualidade. O trabalho realizado pelo técnico, contribui para a promoção da sustentabilidade no cultivo dos alimentos na região.

A parceria entre a Secretaria de Agricultura e as comunidades locais, demonstra um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa tem um impacto significativo na promoção da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. A visitação técnica ao Quintal Agroflorestal do Sr. Roberto e da Sra. Rosiane, foi uma oportunidade para demonstrar como a agricultura pode ser realizada de forma consciente, responsável e sustentável.

Prefeitura Municipal de Beberibe.

#Agricultura 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Visita ao Núcleo Operacional da CAGECE de Parajuru. O Secretário de Agricultura, luís Alexandre visita o núcleo operacional da CAGECE de Parajuru, para uma possível ampliação de rede para as comunidades de Tapuio e Sítio Floresta.
#Agricultura 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) ENTREGA DE SEMENTES AOS AGRICULTORES DE BEBERIBE

A PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP), EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SDA), VEM REALIZANDO A ENTREGA DAS SEMENTES AOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO.

COM A PARCERIA FIRMADA, O PROGRAMA "HORA DE PLANTAR, CEARÁ", BENEFICIARÁ 500 AGRICULTORES E 4.000 KG DE SEMENTES SERÃO DISTRIBUÍDOS.

A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP), VEM EXERCENDO A FUNÇÃO DE ENTREGA DAS SEMENTES E TEM TIDO O APOIO DA EMATERCE, NESSE SENTIDO.

#Agricultura 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Complexo de Surubim-Serra do Félix, com a equipe do SISAR. A Secretaria de Agricultura, em parceria com o SISAR, visitam a Estação de Tratamento de Água do Complexo de Surubim, com objetivo de ampliar e abastecer outras comunidades.
#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) A agricultura familiar de Beberibe ganhou um importante reforço hoje, um trator novo e moderno

A agricultura familiar de Beberibe ganhou um importante reforço hoje, 10 de fevereiro. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, recebeu um trator novo e moderno. O equipamento, além de facilitar as etapas do processo de preparação do solo, tornando tudo mais rápido e econômico, também será utilizado na recuperação de estradas vicinais em todo o nosso município.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe , cidade feliz!

#Agricultura 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Ampliação da rede de abastecimento de água da localidade de Lagoa Queimada para a localidade de Lagoa dos Santos.

Água de qualidade é fonte de vida e essencial para garantir saúde para todos!

Pensando nisso, a Prefeitura de Beberibe beneficiará famílias com a ampliação da rede de abastecimento de água da localidade de Lagoa Queimada para a localidade de Lagoa dos Santos. Para oficializar a ação, a Prefeitura realizou uma cerimônia no dia 10 de janeiro com a participação de autoridades e da população.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#Agricultura 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Entrega de equipamentos para a Associação dos Carcinicultores do Parajuru

A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, entregou equipamentos para que a Associação dos Carcinicultores do Parajuru possa realizar a análise de doenças nos camarões, entre as quais a mancha branca. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde nas Fazendas de Camarão, realizado em parceria entre a Prefeitura de Beberibe e a Associação do Parajuru. A entrega foi feita por meio de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Beberibe e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e o material será cedido a Associação dos Carcinicultores.

Prefeitura de Beberibe

Beberibe, cidade feliz!

#Agricultura 22/04/2021 GABINETE DO PREFEITO Beberibe adere ao programa Garantia Safra 2020/2021 O termo de adesão ao programa Garantia Safra foi assinado, nesta quinta-feira (22), pela prefeita Michele Queiroz.
#Agricultura 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Instalação de chafarizes vai ajudar no abastecimento hídrico de Beberibe Ao todo, oito chafarizes serão instalados no município. Três localidades já receberam a instalação.
#Agricultura 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) II FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BEBERIBE
#Agricultura 31/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza Encontro Rural Ontem, 30 de julho, a Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, em parceria com o Sindialimentos e o Banco do Nordeste do Brasil, realizou o Encontro Rural. Criação de galinhas poedeiras caipira: principais recomendações de manejo; linhas de crédito para financiamentos rurais; e projetos arquitetônicos de abatedouro de aves e entreposto de ovos de pequeno porte foram os temas das três palestras que ocorreram no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe. As palestras foram ministradas por André Siqueira, Presidente do Sindialimentos do Ceará, e pelo agente de crédito do BNB, Cleilton Matos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 23/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Curso de Gestão Ambiental da Propriedade Rural Ontem, 22 de julho, teve início o curso de Gestão Ambiental da Propriedade Rural, parceria entre a Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, juntamente com SENAR, IBAMA e BNB. A capacitação, que segue até o dia 26 de julho, objetiva capacitar técnicos que atuam na área ambiental ou agropecuária, agentes de desenvolvimento, produtores rurais e demais interessados na temática. Aproximadamente, 30 pessoas participam do curso.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 17/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza treinamento prático com produtores rurais No dia 15 de julho, quinze produtores rurais da Comunidade Fazenda Cinco Estrelas, na localidade dos Grossos, participaram de um treinamento prático sobre a fabricação de caldas orgânicas para o combate de pragas e doenças, principalmente, do cajueiro. A capacitação, organizada pela Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, foi ministrada pelo Técnico Agrícola Robério Chagas. Na oportunidade, também foram distribuídas cartilhas contendo informações sobre o preparo, uso e aplicação. Importante salientar que tais compostos podem ser fabricados pelos próprios produtores, diminuindo o custo dos mesmos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 04/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Feira da Agricultura Familiar de Beberibe Valorizar os produtores locais e fortalecer a economia em nossa cidade. Estes foram, sem dúvida, os principais objetivos da Feira da Agricultura Familiar realizada hoje, 4 de junho, na Praça da Matriz. O evento foi idealizado pela Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, e faz parte das comemorações dos 127 anos de emancipação política do município.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 27/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Feira da Agricultura Familiar de Beberibe A Prefeitura de Beberibe convida toda a população para a Feira da Agricultura Familiar.

Vamos prestigiar o evento e valorizar os produtores locais.

Compareça!
Dia 4 de julho, das 7 às 12 horas.


#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Capacitação de agricultores familiares é tema de reunião Ontem, 11 de junho, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, participou de um encontro com a Coordenadora do CVT Polo UAB de Beberibe, Virgínia Tavares, e com o Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Instituto CENTEC, Herminio Lima. Na oportunidade, foram debatidas estratégias para capacitação de agricultores familiares.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 07/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza parceria com Embrapa A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, recebeu, no mês de maio, uma equipe de profissionais da Embrapa. O intuito foi o de formatar o projeto de pesquisa para construção de mercados locais, a fim de facilitar a comercialização dos agricultores familiares. Na oportunidade, foram realizadas visitas em algumas localidades do município para que os pesquisadores conhecessem um pouco a realidade dos produtores. Participando da ação estiveram: os pesquisadores Joel Henrique e Helenira Ellery, da Embrapa, o analista do Sebrae, Marcelo Ponciano, além de técnicos da Sedrap.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 28/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza encontros rurais Palmeira, Lagoa Funda e Assentamentos Umari - Casa Forte e Murici. Foram essas as comunidades que receberam, nos dias 16 e 21 de maio, os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca. Os encontros rurais giraram em torno dos temas da legislação de agrotóxicos e do uso correto de defensivos agrícolas. Para a realização da ação, a Prefeitura de Beberibe contou com o apoio da Fiscal Estadual Agropecuária, Elenimar Bezerra, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (ADAGRI). Cerca de 70 agricultores familiares participaram destes eventos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 09/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Feira da Agricultura Familiar de Beberibe Hoje, 9 de maio, aconteceu uma reunião para discutir detalhes sobre a realização da Feira da Agricultura Familiar em Beberibe. A ação, provavelmente, ocorrerá juntamente com as comemorações do aniversário da cidade, na primeira semana de julho. Estiveram presentes: Marcelo Colaço, Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca; os técnicos da Secretaria Nicolau Ramos, Robério Chagas e Francisco Monteiro; a Presidente da CDL de Beberibe, Charliely Santiago; Renata Monteiro, da Ematerce; Jessyca Mendes, da Secretaria de Turismo; José Adailton, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Carlos Henrique dos Santos, Agente de Desenvolvimento do BNB. Entre os temas da reunião: a importância deste evento para os produtores do município, que serão capacitados pelo Sebrae para expor seus produtos. Além disso, foram acertados o melhor local, data e número de participantes, além das ações de marketing e publicidade da feira.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 25/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Secretário da SEDRAP se reune com fiscal da ADAGRI O Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, juntamente com o técnico agrícola da Sedrap, Nicolau Ramos, reuniu-se hoje, 25 de abril, com a Fiscal Agropecuária, Elenimar Bezerra, representante da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI). O objetivo do encontro foi articular reuniões nas localidades com o intuito de esclarecer, junto aos agricultores, questões relacionados a legislação de agrotóxicos.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 17/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) PRODETER fortalecerá cajucultura no município Ontem, 16 de abril, o técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Nicolau Ramos, o agente de desenvolvimento territorial do BNB, Carlos Henrique e a técnica Karla Fonseca, do escritório local da EMATERCE, estiveram nos assentamentos Nova Esperança e Murici, e na comunidade Grossos Fazenda Cinco Estrelas. O intuito da visita foi aplicar questionário para realização de diagnóstico dos produtores que participarão do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER. Este programa tem como finalidade o fortalecimento da cajucultura em nosso município.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 03/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Ações visam aumentar a renda de aquicultores de base familiar de Beberibe Ontem, 2 de abril, o Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, juntamente com os técnicos da Sedrap, Nicolau Ramos e Robério Chagas, visitaram uma unidade demonstrativa de Aquaponia (caracterizada como criação de peixes e produção de alimentos de forma simultânea) familiar, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Aracati. Na ocasião, foram recebidos pelo Coordenador do Curso Técnico em Aquicultura, Emanuel Santos. O intuito da visita é formar parceria com o Instituto para capacitações e difusão da tecnologia para atender aquicultores de base familiar de Beberibe e possibilitar maneiras eficientes de aumento de renda.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe realiza curso na comunidade de Medeiros Ontem, 14 de março, na comunidade de Medeiros, foi realizado o curso de Produção Artesanal de Produtos Derivados de Frutas. A capacitação, com carga horária de 40 horas, conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural de Beberibe. Toda a iniciativa foi acompanhada pelo Secretário Interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, e pelo técnico da Secretaria, Rafael Miranda. O intuito da Prefeitura de Beberibe, por meio da Sedrap, é garantir aos agricultores condições necessárias para que possam aumentar a possibilidade de renda familiar.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Sedrap participa de reunião no Fortim para benefíciários do Programa PRODETER No dia 27 de fevereiro de 2019, os técnicos da SEDRAP, Nicolau Ramos e Robério Das Chagas, participaram de uma reunião no município de Fortim, com objetivo de discutir a elaboração de um questionário que visa identificar a situação atual dos beneficiários do programa PRODETER.

Na ocasião foi discutido cada item do questionário, onde os participante deram opiniões sobre o mesmo. O documento em questão teve diversas correções e será atualizado e reenviado para os membros do Programa.

O PRODETER beneficiará 20 Cajucultores do nosso município.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) 50 famílias serão beneficiadas com os projetos do semiárido e fomento do INCRA, em parceria com a prefeitura de Beberibe No dia 19 de fevereiro, os técnicos da Sedrap, Nicolau Ramos e Robério Chagas, estiveram no Assentamento Massaranduba, em Serra do Félix, para discutir a implantação de dois projetos de crédito junto ao INCRA: o semiárido e o fomento.

O crédito semiárido será para atender as necessidades de segurança hídrica da família, onde serão construídas cisternas com capacidade de 21.000 litros de água por família.

O crédito fomento será será dividido em dois projetos: a implantação de um hectare de cajueiro anão precoce ou aquisição de animais para bovinocultura de corte.

No total serão beneficiadas 50 famílias, 30 com o projeto semiárido e 20 no projeto fomento.

#ÉAssimQueSeFaz
#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 18/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) 80 famílias de Beberibe serão beneficiadas com o Programa Cadastros de Terras e Regularização Fundiária Dia (14), o secretário interino de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Marcelo Colaço, recebeu os técnicos do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar - IDEF e da Sedrap, os senhores: Diego Ferreira, Mirian Ribeiro, Robério Chagas e Nicolau Ramos, estava presente na reunião, o gerente do escritório local da Ematerce, o Sr. Adail Paulino, o objetivo da reunião, foi para traçar planos para o Programa Cadastros de Terras e Regularização Fundiária - PCRF, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, onde serão beneficiadas 80 famílias do município, com assistência técnica.
Os critérios para participação e as cadeias produtivas contempladas ainda serão discutidos.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 06/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Agricultor Familiar Programa Hora de Plantar, já começou.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca - SEDRAP e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, comunicam que a entrega de sementes do Programa Hora de Plantar, já começou.

Para a retirada das sementes, o agricultor familiar deve levar RG e CPF.

Local da entrega: Escritório da EMATERCE,
Rua José de Paula Peroba, n° 80, centro - Beberibe-CE.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Visita de 32 produtores rurais holandeses em Beberibe A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca e Secretaria de Educação, recebeu ontem, 31 de janeiro, a visita de um grupo de 32 produtores rurais holandeses. O intuito da visita foi uma troca de experiências. Pela manhã, o grupo visitou uma fazenda em Beberibe, onde conheceu o funcionamento de uma casa de farinha e a produção de coco seco, da colheita até o descascamento. Em seguida, estiveram na Praia de Morro Branco, sendo recepcionados pela Banda Municipal Padre Assis Portela, no ícone turístico do local. Ainda na praia, os holandeses conheceram o Monumento Natural das Falésias e a feira de artesanatos.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião do PRODETER do Litoral Leste Ontem, 31 de janeiro, o Prefeito Municipal, Dr. Tharsio, por meio dos integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca e do Sindicato dos Produtores Rurais de Beberibe, organizou a reunião do PRODETER Litoral Leste. O intuito do encontro foi discutir o controle de pragas, doenças da cajucultura e o papel da ADAGRI na fiscalização do uso de defensivos agrícolas. Cerca de 70 pessoas dos municípios de Aracati, Cascavel, Beberibe e Fortim estiveram no evento. Também compareceram representantes do Banco do Nordeste - BNB, Ematerce, Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará - FAEC, Agência de Defesa Agropecuária do Estado - ADAGRI e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.

#DiasMelhoresparaVocê
#Agricultura 06/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Estratégias para combater a seca são definidas em reunião No último dia 31 de outubro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Eliú Batista, participou de um encontro com o Presidente da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Hamilton Gomes. O intuito foi definir estratégias para combater a seca e seus efeitos no município de Beberibe.


#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 14/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Prefeitura de Beberibe acerta detalhes para o Caju Nordeste 2018 Ontem, 13 de agosto, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, e o Presidente do Sindicato Rural de Beberibe, Marcelo Colaço, participaram de uma reunião na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), em Fortaleza. Em conversa com Flávio Saboya, Presidente da FAEC, e Rodrigo Diógenes, Vice-Presidente da FAEC, foram discutidas estratégias para a cajucultura, bem como acertados detalhes para o evento do Caju Nordeste, que ocorrerá em Beberibe no mês de novembro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 30/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Secretário da Sedrap participa de reunião na Embrapa Duas capacitações serão realizadas em Beberibe

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, e o Presidente do Sindicato Rural de Beberibe, Marcelo Colaço, participaram de uma reunião na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza, na última semana. Na ocasião, estiveram com Carlos Farley e Gustavo Saavedra, pesquisadores da Embrapa. Após o encontro ficou acertado que a Embrapa irá promover duas capacitações em Beberibe, com as seguintes temáticas: técnica e aplicação de defensivos agrícolas e cuidados com o caju pós colheita.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 27/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Oficina de planejamento para feira da agricultura familiar de Beberibe Na última terça, 24 de abril, aconteceu, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe (Sindserv), a oficina de planejamento e organização para a feira da agricultura familiar de Beberibe. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca. A primeira edição da feira está marcada para o dia 6 de julho, dentro do calendário de eventos em comemoração a semana do município. “Beberibe está mudando o perfil na produção de frutas, verduras, mel, entre outros produtos. A feira será uma estratégia importante para o desenvolvimento do município”, ressaltou Melquíades Carneiro, Secretário da Sedrap.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 24/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Encontro debate criação da cooperativa de produtores rurais Na última sexta, 20 de abril, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Beberibe (Sindserv), aconteceu um encontro de produtores com a participação de um consultor do Sebrae. A iniciativa da Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, contou com a participação de mais de 40 produtores rurais e teve o principal objetivo de discutir a criação da cooperativa de produtores rurais do município.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#ComunicaçãoBeberibe
#Agricultura 28/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Representante da Embrapa participa de reunião com produtores beberibenses Ontem, 27 de fevereiro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap), Melquíades Carneiro, participou de reunião com representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo do encontro, que contou com a presença de produtores de caju do município de Beberibe, foi debater maneiras de melhor aproveitar a resina do cajueiro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 23/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Barragem do açude de Medeiros será recuperada Na manhã de ontem, 22 de fevereiro, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, Melquíades Carneiro, participou de uma reunião na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos, em Fortaleza. Na ocasião, estavam presentes o Secretário da SRH, Francisco Teixeira, bem como o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. Uma das pautas do encontro foi a recuperação da barragem do açude de Medeiros. “O Secretário Francisco Teixeira afirmou que, logo após a quadra invernosa, dará início às obras da barragem, que tem capacidade de armazenamento de 47.000.000 m³ de água para múltiplos usos”, afirmou Melquíades Carneiro.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 21/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Marcos Cals participa do evento Fórum dos Assentados Na manhã de hoje, 21 de fevereiro, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe foi o local escolhido para a realização do Fórum dos Assentados. Na ocasião, estavam presentes o Superintendente do Incra no Ceará, Marcos Cals, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap), Melquíades Carneiro, bem como representantes de seis dos onze assentamentos existentes no município. De acordo com o Secretário da Sedrap, o intuito da ação foi mostrar aos assentados todos os programas executados pelo Incra. “Além disso, conversamos sobre o programa Hora de Trator e também apresentamos a proposta de implantação da feira de agricultura familiar”, ressaltou.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 17/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Sedrap realiza evento com a temática dos assentamentos municipais A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap), realizou, na tarde de ontem, uma reunião para debater alguns temas essenciais que dizem respeito aos assentamentos existentes no município de Beberibe. De acordo com o Secretário da Sedrap, Melquíades Carneiro, atualmente, o município conta com um total de onze assentamentos, alguns já autossustentáveis. Ainda de acordo com ele, outros, entretanto, ainda necessitam de um pouco mais de atenção. “A organização Fórum dos Assentados é um espaço para discutir e encaminhar propostas e projetos”, afirmou. Durante a iniciativa, que contou com a presença de representante da EMATERCE, foi firmada parceria através do termo de cooperação técnica, em consonância com o programa Hora de Trator. Além disso, foi acertado que, mensalmente, serão realizadas reuniões para debater assuntos relacionados aos temas.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 04/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) CMDS realiza reunião ordinária no CVT de Beberibe Na manhã de hoje (4 de janeiro), aconteceu, no CVT de Beberibe, a reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Beberibe (CMDS). A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, teve o objetivo de definir, entre outros temas: a operacionalização do programa “Hora do Trator” - custeado pela Prefeitura de Beberibe com o objetivo de apoiar os agricultores familiares, bem como aumentar a produção e a produtividade - e a elaboração do Plano de Desenvolvimento. Além disso, ainda foram acertados detalhes essenciais para a aprovação do Regimento Interno. Também foi deliberado que o atendimento aos produtores será feito através das associações.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 21/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Pesquisador da Embrapa realiza palestra no CVT de Beberibe O CVT de Beberibe foi o local escolhido para sediar hoje (21 de novembro), uma palestra com o tema: “Colheita e pós-colheita de pedúnculos de clones de cajueiro-anão”. Ministrada por Carlos Farley Moura, pesquisador da Embrapa, com apoio da Prefeitura de Beberibe, o intuito da ação foi debater maneiras eficientes de auxiliar na cajucultura, um dos mais rentáveis agronegócios da região Nordeste do Brasil.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 26/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Reunião sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional No último dia 25, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), participaram de uma reunião de assessoramento com a Técnica da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. O encontro foi essencial para discutir e orientar sobre a importância de implantar o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no município. Atualmente, Beberibe possui alguns programas relacionados a Segurança Alimentar e Nutricional, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela SEDRAP, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), modalidade Leite Caprino, executado pela SASC.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 22/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) SEDRAP inicia distribuição dos alimentos do PAA A Prefeitura de Beberibe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (SEDRAP), iniciou hoje (22 de agosto), a distribuição dos alimentos (ação que será realizada semanalmente) oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos edição 2017. Durante toda a manhã foram realizadas entregas na Cadeia Pública, no CRAS Litoral I e II, no CRAS Sertão, na Creche Maria das Graças Gama do Nascimento, na Escola Ana Facó, na Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz e no Hospital Municipal Monsenhor Dourado. Vale lembrar que o PAA tem o intuito de incentivar os agricultores familiares e possibilitar a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Sedrap lança edição 2017 do PAA Incentivar a agricultura familiar (através da comercialização de produtos) e possibilitar a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Esses são os objetivos principais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) edição 2017, lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca (Sedrap) na manhã de hoje (17 de agosto). O Programa é realizado através da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sedrap. Este ano, 17 agricultores familiares beberibenses participarão e oito entidades serão beneficiadas (Cadeia Pública, CRAS Litoral I e II, CRAS Sertão, Creche Maria das Graças Gama do Nascimento, Escola Ana Facó, Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz e Hospital Municipal Monsenhor Dourado). Marcília Vieira, Secretária da Sedrap, revela outra grande importância do PAA: “Fortalecer a produção dos agricultores e fazer com que todo o potencial do município seja reconhecido. Beberibe tem muito a mostrar”, conta. Francisco Vagner, produtor de melancia da localidade de Palmeira, afirma que o programa agrega valor ao seu produto e incentiva cada vez mais o trabalho. “Além disso, faz com que a família fique cada vez mais unida, produzindo junta”, ressalta. Pompeu Severiano, produtor de pimentão da comunidade de Ponta d’ Água, fala sobre o trabalho de fortalecimento do Programa feito pela Prefeitura de Beberibe, através da Sedrap: “Além de ser um grande reconhecimento para nós, essa iniciativa é tudo que precisamos para que possamos continuar a produzir. É bom demais ter nossa luta diária reconhecida”, diz. Já a partir da próxima terça, 21 de agosto, os alimentos começam a ser recebidos e distribuídos.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 26/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Beberibe receberá posto avançado do IBGE O município de Beberibe, após reunião realizada ontem (25 de julho), no Centro Administrativo, na sede, será contemplado com um posto avançado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A assinatura do convênio de parceria, firmado entre a Prefeitura Municipal e o Órgão, possibilitará que o Censo Agro 2017 (realizado em todo o Brasil entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018) que visa subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias chegue ao município. Importante salientar que, com o posto instalado, a cidade de Cascavel ficará vinculada ao posto de coleta de dados do IBGE de Beberibe, sendo aqui tabulados todos os dados coletados na região leste. Conforme afirmou Marcília Vieira, Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, após 10 anos, o Censo Agro 2017 trará um norte ao gestor municipal, auxiliando no maior conhecimento e valorização das potencialidades do setor agropecuário, bem como das dificuldades existentes e enfrentadas.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
#Agricultura 19/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E PESCA (SEDRAP) Incra realiza treinamento no município em parceria com a Sedrap Objetivando atender com qualidade aos proprietários, garantindo rigor nas informações relacionadas ao cadastro de imóveis rurais, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realiza, entre os dias 18 e 21 de julho, no CVT de Beberibe, um treinamento direcionado às Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs), com a participação de profissionais de nove cidades cearenses. Todo o curso foi pensado para que os participantes tenham total domínio dos conceitos básicos sobre cadastro rural, aprendam a acessar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e possam analisar e lançar dados. A abertura do evento contou com a participação do Superintendente Regional do Incra, Marcos César Cals de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para conversar com a equipe da Sedrap sobre temas específicos da área. De acordo com Marcília Vieira, Secretária Municipal de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, a escolha de Beberibe para sediar o evento se deve, em grande parte, a receptividade com que o município acolhe esse tipo de iniciativa. “A parceria constante entre a Sedrap e o Incra é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho maduro e altamente assertivo”, reforça a Secretária.

#Euacredito
#TempodeUniãoAmoreTrabalho
www.beberibe.ce.gov.br
Emitido dia 24/05/2024 às 05:05:51