O Município

História de Beberibe

A cidade de Beberibe está localizada nas terras das sesmarias concedidas ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Carvalho Nóbrega e pelo Capitão-Mor Tomaz Cabral de Olival, em 16 de agosto de 1691. Desses colonizadores quase nada se sabe informar a não ser que suas terras, povoadas de sítios e fazendas, seriam colonizadas mais tarde por outros adquirentes que neles se estabeleceram.

No inicio do século XIX, Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo em Cascavel, e Pedro de Queiroz Lima, morador no sítio Mirador em Aquiraz, resolveram mudar de domicílio. Baltazar comprou o Sítio Lucas e Pedro de Queiroz Lima comprou o Sítio Bom Jardim.

Dessas duas famílias nasceram filhos que se casaram entre si e constituíram um verdadeiro patriarcado. O Sítio Lucas por oferecer melhores condições de povoamento, deu origem ao que seria mais tarde a cidade de Beberibe. As famílias Queiros, Ferreira e Facó, numerosas ainda hoje ligaram-se aos Bessa, Peroba e Martins Dourado. A família Colaço só estabeleceu em Beberibe um pouco mais tarde, se transformando em uma das maiores ramificações familiares do município acompanhada pela família Facó e Moreira.

Localizado a 79 Km de Fortaleza, tem o litoral mais disputado da costa leste do Ceará. Com uma biodiversidade privilegiada, cheia de dunas, falésias, coqueirais, mar de águas límpidas e mornas, fontes naturais e uma rica vegetação, já foi cenário para a locação de filmes, comerciais, aberturas de programas e da primeira novela dentre outras gravadas no nordeste pela Rede Globo.

DADOS GERAIS

Data de Criação: 05/07/1892

Toponímia: palavra indígena, de origem tupi, cujo significado pode ser "lugar que junta água (conforme a maré)", ou "no rio das arraias", ou "lugar onde cresce a cana".

Gentílico: beberibense

Área: 1.616,39 Km²

DDD: (85)

CEP: 62.840-000

Distância de Fortaleza: 79 Km

Tempo estimado de viagem: 1h.

Vias de Acesso: CE-040, BR-116 e BR-304

Municípios limítrofes: Aracati, Cascavel, Fortim, Morada Nova, Ocara, Palhano e Russas

Distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga

Unidades de Conservação: Monumento Natural das Falésias de Beberibe (Estadual), Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Uruaú (Estadual).

População estimada: 50.000 habitantes

INFRA-ESTRUTURA DE LAZER E CULTURA

Bares, restaurantes, barracas de praia, unidades de conservação, área de proteção ambiental, meios de hospedagem, passeios com veículos tipo bugre, rodovia em excelente estado de conservação e em fase de duplicação. Teatro com capacidade para 200 pessoas, centro cultural com salas para oficinas de dança, teatro, música e artes plásticas, biblioteca pública e memorial.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura de Beberibe

LOCALIZAÇÃO

 Rua João Tomaz Ferreira, nº 42 Centro

  (85) 3338 2010 - (85) 3338 1234

 gabinete@beberibe.ce.gov.br

REDES SOCIAIS